Boletins Cybercafé

Boletim da nave 2020-07-24

Publicações periódicas de uma curadoria de informações para que você fique por dentro das principais notícias do mundo empresarial!

Enjoy it!

31 de Julho, Sexta
Um dos clássicos do cinema, a abertura do estúdio MGM (essa aí que você pensou: do leão rugindo) foi gravada pela primeira vez hoje, mas em 1928. A chamada fez tanto sucesso que gerou uma dinastia de bichanos que registraram esse momento. O último felino a participar das gravações se chamava Leo, o Leão (sério) e teve sua capacidade vocal registrada em 1957. Até hoje, é o rosto do jovem que a gente vê quando assiste alguma produção do estúdio.

Apple, Amazon, Facebook e Google divulgaram seus resultados do trimestre

Todas reportaram ganhos acima do esperado — não que não era de se ~ esperar ~, né?. Vamos começar pelo Face, porque sim. Mesmo com a campanha #StopHateforProfit, Zuck apresentou belos números de crescimento ano a ano, o que levou a uma alta nas ações de 8% após fechamento do pregão da Nasdaq. A receita foi registrada em USD 18,69 bilhões e os usuários da plataforma cresceram 12% em comparação a 2019, chegando em 1,79 bilhões de ativos diariamente. Outra companhia que está rindo à toa é a Amazona, com USD 88,9 bilhões em vendas no trimestre e as ações subindo 6% nas negociações — só deixou a desejar no crescimento da nuvem, com a AWS batendo USD 10,81 bilhões, quase USD 1 bilhão a menos do que a expectativa. Partindo para a Maçã, temos até recorde batido: mais de USD 400 por ação pela primeira vez na história das negociações fora do horário comercial. A receita ficou em USD 59,7 bilhões, sendo USD 26,4 bilhões vindos dos queridinhos da empresa, os iPhones, USD 13,1 bilhões de services e USD 6,4 bilhões de wearables. Por último, mas não menos importante, está a alfabeta — mãe de todos os Googles —, com “meros” USD 31,6 bilhões de receita e lucro líquido de USD 6,96 bilhões. O Google Cloud fechou a receita em USD 3,01 bilhões e a dos anúncios do YouTube ficou em USD 3,81 bilhões. Nem precisamos falar que o joia é coletivo aqui né?

Conselhos para quem planeja atrair investidores para sua fintech

Conteúdo com a já conhecida legenda: “é sobre um assunto mas pode ser aproveitado em outras searas corporativas”.

Conseguir capital para abrir uma fintech não é uma tarefa fácil, para atrair o investimento necessário e impulsionar a sua empresa, é necessário entender e conhecer de perto vários processos.

De 2018 para cá, essas companhias atingiram a marca de unicórnio pela primeira vez, como foi o caso da Nubank e tantas outras. O BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) apontou por meio do relatório Fintech na América Latina um crescimento substancial, um dos dados que valida esse crescimento é que das 1166 startups em 18 países, 380 são brasileiras.

273% o aumento no número de ataques cibernéticos no primeiro trimestre de 2020

A gente pode até ter a sensação de que está seguro em casa, até ler dados como esse. Um levantamento feito pela Iomart revelou que criminosos estão aproveitando o momento #fiqueemcasa para explorar vulnerabilidades e violar dados pessoais. O motivo? Podemos dizer que a rápida adoção ao home office não foi favorável para a segurança virtual. Com pouco tempo de migração para o trabalho remoto, diversas empresas passaram por cima de medidas básicas de segurança, o que funcionou como um cartão de boas-vindas para os hackers. Além das falhas internas, os temas dos ataques não ajudaram: antenados na situação, muitas das iscas eram sobre relatórios da Covid-19 ou outras informações de benefícios do governo norte-americano. De acordo com um relatório da VMware, dentre as violações reportados, as mais destrutivas foram as que mais aumentaram —subindo 102% em relação ao mesmo período do ano passado. Em seguida, ficaram os ransomwares (90%) e crimes de island hopping (33%). E isso é um belo baque financeiro para as empresas, podendo reduzir seu valor em cerca de 7,27%. Para pequenos negócios, ela ainda pode ser fatal e são eles que estão na mira dos cibercriminosos. Falando de pessoa física, só no Brasil, mais de 11 milhões de pessoas foram atingidas pelo golpe do auxílio emergencial.

A Nubank realizou sua segunda aquisição, desde seu lançamento no mercado

A fintech adquiriu a Cognitec, uma consultoria de engenharia de software, que criou a linguagem Clojure e o banco de dados Datomic – ambos usados pelos desenvolvedores da Nubank.

O grande atrativo desta aquisição é o know-how dos programadores, que irá ajudar – e muito – a sua capacidade de desenvolver softwares, garantindo que a empresa seja capaz de escalar sua operação de maneira consistente e robusta.

A GranBio deve se tornar a primeira biotech brasileira a fazer um IPO por aqui

A empresa, que produz biocombustíveis e nanocelulose, espera levantar R$ 1,5 bilhão na B3 até o final do ano. O UBS e o Citigroup estão por trás da abertura de mercado da gigante, que é uma das poucas companhias sobreviventes da corrida por um biocombustível mais sustentável. Para isso, foi preciso enfrentar uma década de descrenças por conta de uma ideia considerada maluca. Parte dos recursos da oferta pública inicial seriam para alavancar seu terceiro braço de atuação: o licenciamento de patentes e tecnologias para outras empresas. Atualmente, existe um objetivo mundial para substituir os combustíveis fósseis por opções renováveis, por isso o futuro da GranBio pode ser grandioso. Outra parte da grana seria para construção de uma fábrica de nanocelulose que substitua o carbon black, usado na produção de pneus e banido em diversos países. A indústria brasileira mostra que temos capacidade de competir com gigantes da tecnologia na busca por um mundo mais limpo.

Nem só de games vive o Twitch

Aos poucos, o Twitch está deixando de ser terra de gamers para ser terra de todo mundo. Com o objetivo de expandir a audiência e diversificar os perfis dos usuários, a nova aposta da plataforma agora é nos campos — ou nas quadras. A recém-lançada categoria de esportes do serviço passará a exibir jogos de peso: clubes como Arsenal e Real Madrid, e talvez até Juventus e Paris Saint-German, terão streams das partidas na própria plataforma. Além de apostar suas fichas nos jogos de pelada, a nova seção continuará com os já campeões de audiência do Twitch no setor: as grandes ligas que já marcavam território no streaming de Jeffinho, como NBA, NHL e UFC. Além das exibições das partidas, o recurso também está sendo usado pelos próprios jogadores como forma de interagir com os fãs — e dar aquele senso de proximidade com os astros.

Mercado Livre e PayPal integram pagamentos no Brasil

O Mercado Livre e o PayPal anunciaram que vão integrar seus serviços de meios de pagamento no Brasil até meados de agosto. A mesma decisão também valerá para o México. Com a integração, o PayPal se tornará uma opção de pagamento para compras no comércio online que aceita Mercado Pago, o braço de pagamentos do Mercado Livre. O objetivo é que cerca de 346 milhões de clientes do PayPal possam comprar produtos em cerca de 500 mil vendedores do Mercado Livre online. Num primeiro momento, a parceria estará disponível apenas para transações pelo navegador no desktop ou no celular. A opção via app deve chegar até o fim de setembro.

Vendas caíram em 50% das empresas do país

Segundo pesquisa do IBGE, mais da metade (50,7%) das 2,8 milhões de empresas em funcionamento no Brasil na segunda quinzena de junho, auge da pandemia da Covid-19 no país, registraram queda nas vendas. O comércio de veículos, peças e motocicletas foi o mais atingido, assim como os serviços prestados às famílias, ambos com quedas de 62,2%. As empresas de pequeno porte, com até 49 funcionários, foram mais afetadas do que grandes companhias, com 500 funcionários ou mais, onde 41,6% perceberam impacto menor ou inexistente mesmo com o atual momento sanitário vivido no Brasil.

15

Vinicius Cunha

Mentor 🤓 Palestrante 👨‍🏫 Realizador 🤯 Criativo 🖖 Comandante da nave Migre Seu Negócio


Deixe uma resposta